Digitação da Flautas
Sopranino e Contralto em F "Fá"
DEDILHADO DA 1º OITAVA (notas graves)
Nota |
F |
F# |
G |
G# |
A |
B b |
B |
C |
C# |
D |
E b |
E |
Polegar 1 4 |
● ●● ● ● |
● ●● ● ● |
● ● ● |
● ● ● |
● ● ● |
● ● ● |
● ● ○ |
● ● ○ |
● ● ● ● ● ● |
● ● ○ |
● ● ● ● ● ● |
● ● ○ |
Nota |
F |
F |
G |
G# |
A |
B b |
B |
C |
C# |
D |
E b |
E |
Polegar 1 4 |
● ○ ○ |
○ ● ○ |
○ ○ ○ |
○ ○ ● ○ ● ● |
Ø ● ● |
Ø ● ● |
Ø
● ○ |
Ø ● ○ |
Ø ● ● |
Ø ● ○ |
Ø Ø ● ● ● ● |
Ø ● ○ |
DEDILHADO DA 3º OITAVA (notas agudas)
Nota |
F |
Fa# |
G |
G# |
A |
B b |
B |
C |
C# |
D |
Polegar 1 4 Sino |
Ø ● ○ |
Ø Ø Ø Ø ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● |
Ø Ø ● ● ● ●
|
Ø Ø ○ ● ○ ○ |
Ø Ø ○ Ø ○ ○ ● |
Ø Ø ● ● ● ○ ● ● |
Ø ● ● |
Ø Ø ● ● ● ● |
Ø Ø Ø Ø ● ● ● ● ○ ○ ○ ○ ● ● ● ● |
Ø Ø Ø ● ● ● ○ ● Ø
|
● = fechado ○ = aberto Ø = parcialmente fechado
Ao tocar a 3º oitava é preciso fechar o sino da flauta (com o joelho).
BAIXO EM FÁ – CROMÁTICA BÁSICA
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Soprano e Tenor em C "Dó"
DEDILHADO DA 1º OITAVA (notas graves)
Nota |
C |
C# |
D |
E b |
E |
F |
F# |
G |
G# |
A |
B b |
B |
Polegar 1 4 |
● ●● ● ● |
● ●● ● ● |
● ● ● |
● ● ● |
● ● ● |
● ● ● |
● ● ○ |
● ● ○ |
● ● ● ● ● ● |
● ● ○ |
● ● ● ● ● ● |
● ● ○ |
Nota |
C |
C# |
D |
E b |
E |
F |
F# |
G |
G# |
A |
B b |
B |
Polegar 1 4 |
● ○ ○ |
○ ● ○ |
○ ○ ○ |
○ ○ ● ○ ● ● |
Ø ● ● |
Ø ● ● |
Ø
● ○ |
Ø ● ○ |
Ø ● ● |
Ø ● ○ |
Ø Ø ● ● ● ● |
Ø ● ● |
DEDILHADO DA 3º OITAVA (notas agudas)
Nota |
C |
C# |
D |
E b |
E |
F |
F# |
G |
G# |
A |
Polegar 1 4 Sino |
Ø ● ● |
Ø Ø Ø Ø ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● |
Ø Ø ● ● ● ●
|
Ø Ø ○ ● ○ ○ |
Ø Ø ○ Ø ○ ○ ● |
Ø Ø ● ● ● ○ ● ● |
Ø ● ● |
Ø Ø ● ● ● ● |
Ø Ø Ø Ø ● ● ● ● ○ ○ ○ ○ ● ● ● ● |
Ø Ø Ø ● ● ● ○ ● Ø
|
● = fechado ○ = aberto Ø = parcialmente fechado
Ao tocar a 3º oitava é preciso fechar o sino da flauta (com o joelho).
------------------------------------------------------------------------ Digitação da Flautas
Sopranino e Contralto em F "Fá"
DEDILHADO DA 1º OITAVA (notas graves)
Nota |
F |
F# |
G |
G# |
A |
B b |
B |
C |
C# |
D |
E b |
E |
Polegar 1 4 |
● ●● ● ● |
● ●● ● ● |
● ● ● |
● ● ● |
● ● ● |
● ● ● |
● ● ○ |
● ● ○ |
● ● ● ● ● ● |
● ● ○ |
● ● ● ● ● ● |
● ● ○ |
Nota |
F |
F |
G |
G# |
A |
B b |
B |
C |
C# |
D |
E b |
E |
Polegar 1 4 |
● ○ ○ |
○ ● ○ |
○ ○ ○ |
○ ○ ● ○ ● ● |
Ø ● ● |
Ø ● ● |
Ø
● ○ |
Ø ● ○ |
Ø ● ● |
Ø ● ○ |
Ø Ø ● ● ● ● |
Ø ● ○ |
DEDILHADO DA 3º OITAVA (notas agudas)
Nota |
F |
Fa# |
G |
G# |
A |
B b |
B |
C |
C# |
D |
Polegar 1 4 Sino |
Ø ● ○ |
Ø Ø Ø Ø ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● |
Ø Ø ● ● ● ●
|
Ø Ø ○ ● ○ ○ |
Ø Ø ○ Ø ○ ○ ● |
Ø Ø ● ● ● ○ ● ● |
Ø ● ● |
Ø Ø ● ● ● ● |
Ø Ø Ø Ø ● ● ● ● ○ ○ ○ ○ ● ● ● ● |
Ø Ø Ø ● ● ● ○ ● Ø
|
● = fechado ○ = aberto Ø = parcialmente fechado
Ao tocar a 3º oitava é preciso fechar o sino da flauta (com o joelho).
------------------------------------------- Digitação da Flautas
Soprano e Tenor em C "Dó"
DEDILHADO DA 1º OITAVA (notas graves)
Nota |
C |
C# |
D |
E b |
E |
F |
F# |
G |
G# |
A |
B b |
B |
Polegar 1 4 |
● ●● ● ● |
● ●● ● ● |
● ● ● |
● ● ● |
● ● ● |
● ● ● |
● ● ○ |
● ● ○ |
● ● ● ● ● ● |
● ● ○ |
● ● ● ● ● ● |
● ● ○ |
Nota |
C |
C# |
D |
E b |
E |
F |
F# |
G |
G# |
A |
B b |
B |
Polegar 1 4 |
● ○ ○ |
○ ● ○ |
○ ○ ○ |
○ ○ ● ○ ● ● |
Ø ● ● |
Ø ● ● |
Ø
● ○ |
Ø ● ○ |
Ø ● ● |
Ø ● ○ |
Ø Ø ● ● ● ● |
Ø ● ● |
DEDILHADO DA 3º OITAVA (notas agudas)
Nota |
C |
C# |
D |
E b |
E |
F |
F# |
G |
G# |
A |
Polegar 1 4 Sino |
Ø ● ● |
Ø Ø Ø Ø ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● |
Ø Ø ● ● ● ●
|
Ø Ø ○ ● ○ ○ |
Ø Ø ○ Ø ○ ○ ● |
Ø Ø ● ● ● ○ ● ● |
Ø ● ● |
Ø Ø ● ● ● ● |
Ø Ø Ø Ø ● ● ● ● ○ ○ ○ ○ ● ● ● ● |
Ø Ø Ø ● ● ● ○ ● Ø
|
● = fechado ○ = aberto Ø = parcialmente fechado
Ao tocar a 3º oitava é preciso fechar o sino da flauta (com o joelho).
------------------------------------ TERMOS EM INGLÊS Slur with = ligando com Overblow = soprar em rajada Blow gentle = sopro suave Slightly Sharp = ligeiramente alto Slightly flat = ligeiramente baixo Digitação da Flautas
BAIXO EM FÁ – CROMÁTICA COMPLETA
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Si |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Slur with fá |
For piano |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
O que devo lembrar !
Com tempo frio, aquecer o apito dentro do bolso ou entre as mãos antes de tocar. Depois de tocar, desmontar a flauta com movimento giratório, enxugando-a com um tecido absorvente e deixar o apito em posição vertical até secar. Para desentupir o canal de sopro do excesso de humidade, basta soprá-lo energeticamente enquanto se tapa a janela do labium com a palma da mão.
Baixar o Material Complementar