AM2 INSTRUMENTOS MUSICAIS

  • Iniciamos nossas atividades há mais de 20 anos, com o intuito de fabricar flautas de madeira para estudantes e profissionais. Fabricamos vários modelos de flauta doce, segundo J. Denner, Richard Haka, Ganassi, transversal renascentista, Kirst, J.Hotteterre.

FLAUTA PEDAGÓGICA

A flauta doce pedagógica é própria para a iniciação musical, indicada para criança de qualquer idade. Ela é adequada para mãos pequenas, tendo um dispositivo que permite nunca soltá-la. A escala concentra-se nas notas principais (flauta diatônica). Com o método sugerido pela AM2 ou pelo Professor, as crianças aprendem rapidamente a tocar mesmo sem saber ler e escrever. Assim, fica muito fácil a passagem da flauta pedagógica para a soprano.

PERCUSSÃO:

A percussão é a primeira manifestação musical e é puramente rítmica.
O primeiro instrumento do homem foi o seu próprio corpo: tirava sons batendo os pés no chão, sons vocais com batidas na garganta ou dando palmadas ocas ou espalmadas. Depois vieram os primeiros instrumentos que “ampliaram” os sons corporais.
A percussão auxilia na dança, nos rituais e tem valor simbólico e poder mágico.
É importante que o professor conheça bem o instrumento, manuseie bastante, procurando suas possibilidades sonoras. Os instrumentos de percussão AM² tem enorme diversidade de superfícies, formas que possibilitam a técnica de execução específica e adaptam-se perfeitamente às mãos de crianças a partir dos 3 anos de idade, podendo auxiliar na formação de pequenos conjuntos ou “Bandas rítmicas”.

O conjunto de percussão musical através de Banda rítmica não se apresenta apenas como proposta de educação musical, mas também como caminho possível para o desenvolvimento do ser humano. (Profª Mércia Kólya).

A música e a criança (Profª Mércia Kólya)

O cérebro de um bebê é um trabalho em execução: trilhões de neurônios esperando para serem conectados.
Pesquisas pioneiras mostram que as experiências da infância ajudam a formar os circuitos cerebrais para a música, a matemática e as emoções. Quando um bebê nasce, seu cérebro é uma confusão de neurônios – se eles forem utilizados tornar-se-ão ativos no cérebro pela conexão a outros neurônios e, se não forem estimulados, podem sucumbir. Todavia, estabelecidas as conexões, existem limites para a capacidade do cérebro de criá-las por si mesmas - limites de tempo, chamados períodos críticos. Eles constituem as janelas de oportunidades que a própria natureza abre, repentinamente, antes mesmo do nascimento e fecha-as, uma por uma, na circunstância de cada velinha apagada, ano após ano, no bolo de aniversário da criança.

Os neurobiologistas começaram a estudar as “janelas de oportunidades”: Da mesma forma que o sentido da visão depende das conexões feitas aos dois anos e que os circuitos da linguagem se consolidam até, no máximo aos 10 anos, eles julgaram lícito cogitar que outros sentidos e dons poderiam ter “janelas de oportunidades” que, uma vez exploradas, conduziriam crianças a se tornarem adultos com determinadas capacidades. Descobriram, então, que a música é um dos estímulos mais potentes para ativar os circuitos cerebrais: essas janelas “musicais” abrem-se aos 3 anos e fecham-se aos 10. Constatou-se que crianças do ensino infantil e fundamental, quando submetidas a aula de música, aprimoram a linguagem, o raciocínio lógico e matemático.

Aprender a tocar um instrumento musical é uma experiência compensadora e útil no desenvolvimento de habilidades mentais, constrói equipes de relacionamento social e é uma atividade que traz satisfação pessoal e sucesso por toda a existência.

Sugestões para o Ensino Infantil e Fundamental I (Profª Mércia Kólya)

Cada professor pode formar um kit, de acordo com as necessidades específicas, porém, sugerimos (kit individual):
Para o Infantil: Mini clava, 2 chocalhos e pau de guizo; 1º e 2º anos: 1 par de clavas pequenas, 1 par de clavas médias, 2 chocalhos, bloco agudo, bloco grave, guizo, pião e flauta pedagógica; 3º, 4º e 5º anos: clavas, guizos, bloco grave, bloco agudo, reco-reco, bate-bate, platinela, bloco reco e pião.
Os instrumentos percussivos AM² são indicados também para o Ensino Fundamental II, do 6º ao 9º ano.

 

 

O que devo lembrar !

Com tempo frio, aquecer o apito dentro do bolso ou entre as mãos antes de tocar. Depois de tocar, desmontar a flauta com movimento giratório, enxugando-a com um tecido absorvente e deixar o apito em posição vertical até secar. Para desentupir o canal de sopro do excesso de humidade, basta soprá-lo energeticamente enquanto se tapa a janela do labium com a palma da mão.




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